Sem dúvida a cidade de Nova York é uma das mais atrativas do mundo e seus arranhas céus formam, com certeza, a imagem mais característica para quem a visita. Mas esta cidade possui muito mais que um skyline proeminente e alto tráfego, existe todo um novo mundo que está tocando as nuvens. Trata-se da vida que habita os telhados e coberturas, escapando do calor, das ruas movimentadas, do trabalho e da acelerada vida desta cidade.
Alex MacLean retrata isto, até mesmo chegando a liberar a imaginação daqueles que ainda não aproveitaram o potencial daquele espaço ao ar livre antes considerado perdido. Em seu novo livro, Up on the Roof, mostra que piscinas, terraços, galerias de arte, bares, quadras de basquete e até mesmo fazendas podem ser colocados no telhado de um edifício.
MacLean decidiu retratar este mundo desconhecido dos telhados de Nova York depois de tirar fotografias aéreas desde o Parque da Ponte de Brookyln em 2010.
“Enquanto sobrevoava ao oeste de Chelsea, notei as coberturas multiuso, que pareciam estar em toda parte. Era óbvio que uma mudança recente na cultura e nos recursos financeiros possibilitaram a construção desses novos espaços ao ar livre, era como se o espírito do High Line Park tivesse se estendido”.
Com o crescimento, desenvolvimento e densificação das cidades, espaços de lazer se tornaram essenciais para equilibrar a vida diária. Certamente nessas cidades, o desenvolvimento da quinta fachada é um assunto que deveria começar a avançar.
Habitável ou não, é um espaço que não podemos negar que existe e só depende de nossa engenhosidade e poder organizacional para resgatar algo que já é nosso.
Fonte FastCo.Design. Via Plataforma Arquitectura